Se pretende renovar a sua casa ou planear férias, mas não tem o dinheiro disponível, pedir um crédito ao consumo pode ser a solução. Mas quanto tempo leva para aprovar um empréstimo pessoal? Tem garantia de aprovação? Descubra as respostas.
A vida não é linear e às vezes você pode precisar de dinheiro numa situação que não esperava. Um empréstimo pessoal pode ajudá-lo a responder a um período de dificuldades financeiras ou se pretende avançar com um projeto mas não tem dinheiro disponível para fazer este investimento.
Quer saber quanto tempo leva para aprovar um empréstimo pessoal? Continue a leitura de este artigo. Explicaremos quais são os fatores valorizados pelas instituições financeiras para a concessão de um empréstimo e se ele reúne as condições necessárias.
O que é análise de crédito pessoal e por que os bancos precisam fazer?
Antes de conceder um empréstimo pessoal, a instituição financeira deve certificar-se de que você tem condições de quitar as parcelas do valor emprestado. Isso significa que eles avaliarão sua capacidade de cumprir os compromissos que pretende assumir.
Ao realizar uma análise de crédito, os bancos avaliam sua situação financeira atual e o que poderia acontecer se sua renda diminuísse ou suas despesas aumentassem.
Análise de crédito pessoal: quais critérios os bancos preferem?
Para realizar uma análise de crédito, os bancos solicitarão algumas informações sobre sua idade, situação profissional, renda e despesas regulares. Existem alguns fatores que os bancos levam em consideração na hora de conceder um empréstimo pessoal. Conheça-os:
1. Nome no Banco de Portugal
Costuma liquidar os seus empréstimos a tempo ou já está atrasado com as suas prestações? Esse é um dos principais critérios de análise dos bancos. Para o efeito, a instituição financeira consultará o mapa de responsabilidades de crédito do Banco de Portugal, que contém os montantes de crédito de cada cliente e informação sobre se houve incumprimento em algum momento. Nesse caso, o banco pode recusar a cessão.
2. Taxa de esforço reduzida
A taxa de esforço é a percentagem do rendimento familiar que é alocada para pagar as amortizações do empréstimo. O banco preferirá um nível de esforço reduzido porque significa que, se perder receita, ainda poderá pagá-la.
3. Rendimentos como garantia
A instituição financeira irá analisar todas as suas fontes de rendimento, assim como do agregado familiar.
4. Relação com o banco
Ser cliente do banco onde você vai solicitar o empréstimo é uma vantagem, pois a instituição já conhece o seu perfil financeiro, e se você atender aos critérios acima, será mais fácil decidir pela aprovação.
Conclusão: quanto tempo demora um crédito a ser aprovado?
Um empréstimo pessoal costuma ser um processo rápido com aprovação em até 48 horas. Pode candidatar-se a valores que variam entre 1.500€ e 75.000€ com prazos de pagamento que variam entre 24 e 120 meses. Se solicitar um empréstimo pessoal online e cumprir os requisitos, poderá ser aprovado em cinco minutos e receber o dinheiro na sua conta imediatamente. Se tiver um perfil satisfatório e um bom relacionamento com o banco, terá mais chances de conseguir uma aprovação rápida.
O tempo de análise do crédito pessoal depende de alguns fatores, nomeadamente o montante, o historial bancário, a relação que tem com a instituição financeira e a forma como o solicita. Porém, no caso do empréstimo pessoal, costuma ser rápido.